Resenha do livro " destilo melanina e mel"
Sobre a autora Upile chisala: Uma Poetisa Inspiradora e Ativista Incansável
Origem e Formação:
- Nascida em 1994 no Malawi, Upile Chisala é uma poetisa, contadora de histórias e educadora crítica.
- Graduada em Antropologia Médica e Estudos Africanos pela Universidade de Oxford, ela entrelaça suas raízes africanas com sua paixão pela justiça social em suas obras.
Carreira Multifacetada:
- Poesia: Autora de três livros de poesia aclamados, "Alegria Espera por Você" (2017), "Teia de Fio Marrom" (2018) e "Memórias de um Coração Partido" (2020). Seus poemas, curtos e intensos, abordam temas como identidade, migração, racismo e empoderamento feminino.
- Educação: Atua como líder de educação naorganização poeto[1], combatendo a exclusão digital em Los Angeles. Sua paixão pela educação a leva a ministrar oficinas de poesia e storytelling, empoderando jovens e comunidades.
- Ativismo: Voz ativa na luta pela justiça social, Upile utiliza sua plataforma para denunciar desigualdades e defender os direitos das minorias. Ela participa de eventos e debates, conscientizando o público sobre questões como colonialismo, xenofobia e desigualdade de gênero.
Reconhecimento e Impacto:
- Seus trabalhos foram publicados em diversas plataformas renomadas, como "The New York Times", "The Guardian" e "Brittle Paper"[2].
- Recebeu o prêmio "Brittle Paper Award" em 2019 por sua contribuição à literatura africana.
- Sua poesia inspira e conecta pessoas de diferentes culturas e origens, promovendo a empatia e a compreensão mútua.
Livro: destilo melanina e mel
O feminismo negro dos versos de Chisala é profundo, porque reage contra uma opressão cultural, diluída, e por vezes desapercebida no patrimônio cultural histórico do seu povo. Chimamanda Ngozi Adichie, escritora feminista nigeriana, ressalta que quando começou a se posicionar criticamente contra a cultura do machismo foi acusada de ser " antiafricana" e de ter suas ideias corrompidas pelos livros ocidentais. Entre as feministas africanas parece haver com frequência a necessidade desse cuidado: elas ficam atentas para que a crítica a um favor negativa de suas culturas não se torne uma crítica a toda a cultura. E Upile Chisala tem esse cuidado. Se pudéssemos definir o livro de chisala, a melhor palavra que definiria seria sororidade. Vocês sabiam que é obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares a partir da Lei n° 10.639/03? Fico feliz atualmente lidar com diferentes culturas e aprender com elas. Compreender a cultura tão distinta e ao mesmo tempo de Malawi também pode ser uma excelente forma de aprofundar o conhecimento sobre a voz da autora, mesmo que seus temas a situem num debate global. Em relação a estrutura do livro, há um cincos blocos mais ou menos distinto de poemas: os três primeiros blocos parecem seguir uma organização perceptível: seriam, respectivamente, sobre feminismo negro e negritude ( páginas 8-26); o amor, o ser amado e o filho ( páginas 28-46); a luta e o lutar, a luta contra a tristeza ( páginas 48-68). O quarto e o quinto blocos de poemas parecem funcionar como síntese dos três primeiros blocos. Ao observar os recursos estilísticos da obra, é possível perceber características herdadas do modernismo, como a ausência de rimas ou formas fixas.
______/_________/___________
Minha opinião sobre o livro: há vários questionamentos que podemos concluir aos ler esse livro, que é rico de detalhes e léus, falarei aqui um trecho mais marcante na minha opinião e direi meus questionamentos para que vocês respondam consigo mesmos:
"tenha cuidado com a maneira que você ama as pessoas.
Não as destrua
Não se destrua". Quantas vezes estamos em um relacionamento e utilizamos o vitimismo para não perceber o quanto impactamos a vida do outro? Aqui na parte que ela diz sobre a gente não destruir outras pessoas, ela poderia deixar a entender que talvez devemos nos conscientizar sobre nossas ações. Quantas amiúdes você errou com seu parceiro e tentou se justificar, dando menos importância ao sentimento dele? Isso é chamado de racionalização, um mecanismo de defesa para justificar o inaceitável, então na próxima vez que você magoar alguém, compreenda que errou e tente mudar a partir disso. Gostaria que vocês pudessem conversar comigo sobre suas perguntas, livros que pretendem que eu fale sobre no próximo post, aguardo vocês meus amores😘🥰, deixarei o link do questionário, atéhttps://gforms.app/p/VuOsSAa
_________/___________/
Obs:
[1]_ A Poieto é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o poder da poesia para promover a justiça social e a transformação individual e comunitária. Fundada em 2012 por Chris Abani, a Poieto atua em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Quênia e Uganda.
[2]_ Revista Literária Online: Brittle Paper é uma revista literária online dedicada à literatura africana. Fundada em 2010 por Ainehi Edoro, seu objetivo é "construir uma cena literária africana vibrante".
Adorei, ansioso por mais 😍😍😍😍😍
ResponderExcluirExcelente você tem um potencial enorme
ResponderExcluir