" o amor não é óbvio" resenha

Sobre a autora: Elayne Baeta nasceu na Bahia, é lésbica e tem dois livros publicados, sendo o primeiro deles, “O Amor Não É Óbvio”, o primeiro romance lésbico juvenil a integrar a lista de mais vendidos da revista "Veja". A história foi publicada anteriormente pelo Wattpad, plataforma on-line em que autores independentes compartilham suas histórias. Em 2019, o livro foi publicado pela editora Galera Record. Já “Oxe, Baby”, é a obra mais recente e também primeira coletânea de poesias de Elayne. Elayne Baeta tem 22 anos, gosta de vinho tinto e não sabe dançar. Escreve as coisas que queria ter lido. Tem sotaque nordestino, miopia e coragem.


O livro " o amor não é óbvio":


A autora afirma que a falta de representatividade alavancou o seu desejo de escrever o primeiro livro. Segundo Elayne, um dos principais motivos que a motivou escrever foi o fato de não encontrar representatividade enquanto crescia. “Eu lia romances heterossexuais fingindo que eram sobre meninas que gostam de meninas. Não me enxergava em nada e isso me motivou”, diz.  Em produtos culturais no geral, podem contribuir para que pessoas LGBTQIA+ demorem para entender quem realmente são. "Não havia onde me refugiar, nem em quem me inspirar. Sempre que eu perguntava se existia algum romance lésbico jovem nas livrarias para eu ler, a resposta era não. Isso fez com que eu perdesse o interesse aos poucos pela leitura de alguns gêneros, como o romance. Apenas pela exaustão de ter que imaginar, de ter que fingir, de ter que esperar que algum livro daqueles tivesse a audácia de ser sobre mim. Sobre garotas como eu”, revela. Para Elayne, escrever um romance juvenil com protagonismo lésbico veio em decorrência da necessidade que tinha de uma narrativa leve. De acordo com a autora, a escassa representatividade que existia mostrava apenas um lado triste e violento da realidade de uma pessoa LGBTQIA+. “Eu queria dar a uma protagonista se descobrindo lésbica um final feliz, um romance digno de novela, um beijo de cinema, diferente da imensa carga de meninas que gostam de meninas tendo finais trágicos nas poucas representações que tínhamos na época. Eu queria ver meninas se apaixonando de um jeito doce e feliz. Sem falsa representatividade, sem hipersexualização da nossa sexualidade, sem que alguma de nós morresse no final”, finaliza.


Resumo do livro " o amor não é óbvio"


Íris está no terceiro ano do ensino médio, tem 17 anos e estava gostando de um mesmo garoto a 3 anos, mas Cadu Sena já tinha uma namorada, a Camila. Mas tudo vira de cabeça para baixo quando Camila acaba o relacionamento e inicia outro com uma garota chamada Édra Norr. Íris fica curiosa para saber qual foi o motivo do término, então ela começa a perseguir Édra Norr tentando achar algum motivo para qual Camila gostasse mais de Édra do que Cadu Sena, como se fosse um experimento científico. Mas mal poderia prever que se apaixonaria por Édra Norr, descobrindo seus segredos ( como o fato dela ensinar música para as crianças sem ter ensino superior), e Íris se afeiçoava cada vez mais a Édra, se tornando amigas. Íris tem uma amiga chamada Polly e uma amizade secreta com Dona Símia que mais tarde acaba sendo revelado ser avó de Édra, unindo-as cada vez mais. Édra passa por agruras sendo atropelada por um carro, e isso afeta demais Íris, e pouco a pouco Íris percebe o quanto é obcecada por alguém, tanto que nos primeiros capítulos, íris rouba o binóculo de Dona Símia para espiar seu " experimento científico". O final é algo muito memorável, Íris finalmente percebe que é lésbica por ter tido uma experiência sexual com Cadu Sena e não ter gostado, e também descobriu o motivo do término de Camila com Cadu Sena, e acaba ficando com Édra Norr e percebendo o que de fato queria para sua vida, que antes ela não tinha conhecimento, descobriu querer ser roteirista de novela para abordar sobre assuntos de sexualidade sem medo ou restrição.


Minha opinião sobre o livro:

Frases marcantes e seus questionamentos: 

A frase " por que a vida real é tão falha", mostrando uma incrível dúvida: até que ponto devemos idealizar o mundo que vivemos, como se desapegar do irreal e focar no real? O termo devaneio excessivo, ou devaneio desadaptativo, é uma tradução do inglês Maladaptive Daydreaming.  Ele tem sido usado para descrever a condição de pessoas que apresentam graves quadros de pensamentos fantasiosos, sendo tais pensamentos muito vívidos, frequentes e intensos. Contendo até mesmo um enredo bem desenvolvido, causando prejuízo na vida social, tarefas do dia a dia e objetivos de vida. Ficar muito tempo no mundo da fantasia tem seus malefícios, mas como evitar ficar no mundo da fantasia? 1-Perceber os gatilhos:

O primeiro passo é começar a perceber os padrões de comportamento. Quando acontecem os devaneios excessivos? Há algo que induz você a querer entrar no mundo fantasioso? Em quais momentos do dia isso acontece? autoconhecimento é muito importante para entender mais sobre como você age e o porquê age. Então, comece a perceber e anotar isso, assim você saberá quais gatilhos evitar e quais medidas tomar.

2 –  Praticar o Mindfulness:

O Mindfulness[1] é um estado de atenção plena, de modo que você consegue focar 100% no “aqui e agora”. Assim, todas as técnicas que ajudam a pessoa a atingir esse estado de concentração são chamadas de técnicas de Mindfulness.E como o devaneio excessivo envolve justamente a fuga da realidade, essa ferramenta pode ajudar a pessoa a ter uma âncora no momento presente, não perdendo o foco das tarefas e não cedendo a gatilhos para entrar no mundo da fantasia. 

3- Não realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo: Realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo tira a sua atenção do momento presente, pois ela fica dividida entre diversas ações, tornando você mais suscetível à

distração.Além disso, fazer mais de uma atividade pode aumentar os níveis de

estresse, fazendo com que você recorra à prática do devaneio excessivo para se sentir calmo e feliz, se desconectando dos fatores estressores.


a verdade é que acho que não preciso me importar tanto assim comigo se posso investir tempo em um universo onde coisas realmente surreais acontecem. Um universo onde eu sinto frio na barriga, emoção, ansiedade, raiva, tristeza.... A novela, as vezes, parece mais real que a própria realidade. Pelo menos ela me causa mais coisas do que minha própria rotina pode proporcionar". Aqui a protagonista está caindo na monotonia e por isso considera sua vida um tédio fugindo da realidade ou ela está tendo devaneios excessivos e prejudiciais sobre as coisas que ela gostaria que fosse baseado em novela por causa da sensação? A dicotomia é uma forma de polarizar os pensamentos entre “tudo” ou “nada”, refletindo uma limitação na flexibilidade que a pessoa apresenta ao ler o contexto. A pessoa dicotômica oscila entre a situação ideal e a situação indesejada, não considerando avanços entre elas. Esse modo de pensar reflete a intolerância a falhas e pequenas imperfeições, levando a pessoa do 8 para o 80. A Iris deseja que sua vida seja emocionante, e quando não é ela se entrega totalmente a ideia de que as coisas emocionantes só ocorrem nas novelas, tendo uma crença limitante.


" queria ter um pingo da autoestima que tive sendo Júlia. Eu estava me sentindo muito estranha encarando meu reflexo no espelho. Suéter, jeans e sapatilhas. ." Aqui ela projetou todos os seus desejos em uma personalidade que ela criou ( que é a Júlia).


Quais foram os erros da protagonista para que ela demorasse a perceber a verdade? Ela racionalizou o que não tinha motivo tentando justificar seu desejo pela Édra Norr, ela entrou em um estado de negação por muito tempo e se privou de testar coisas novas ( e ela demorou muito pra fazer tal coisa) 

_____"__________"

Se você chegou até aqui, muito obrigada por tudo, caso queira dar sua opinião da próxima resenha que querem que eu faça, deixarei o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScK0htTX6j-5ouipf14mVgwPjlKOVaOYrIYtT6g7snZ812SIg/viewform

_____"_________"__________

Obs: 

1- https://youtu.be/ZdXsbbwWlDQ?si=aPnujeQ0_ZAcnh9u


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro " destilo melanina e mel"

Resenha do livro: gente ansiosa